"Alma, vida e poesia, tempo e pessoas queridas! Jornadas de tantos suores e de tantas alegrias!"

Caros amigos!

Bem vindos ao meu fogão virtual. Aqui vou manter atualizado sobre minhas andanças, fotos e trabalhos novos que venho escrevendo. Convido todos a participar, deixar recados e mandarem e-mails se quiserem!

Um grande abraço a todos e boa viagem por entre essas linhas...

domingo, 30 de agosto de 2009

Um mês no Texas!

Ontem fez um mês que eu estou aqui nos EUA, e para comemorar esse belo início de jornada fizemos um churrasco aqui em casa, com direito até a picanha! Estava bom mesmo, e o pessoal impressionado de como eu tinha feito uma carne só com sal grosso e tinha ficado muito boa (aqui eles enchem de tempeiros). Uma coisa que tem me chamado muito a atenção é como o pessoal é amigo e companheiro aqui no Texas. Por vêzes até em um bar, na rua ou em qualquer outro lugar se conversares com alguem essa pessoa vai ser muito receptiva e se precisares de ajuda certamente te irão ajudar. Tenho feito bons amigos aqui, principalmente por intermédio de outros ou em jogos (como de volei de praia esses dias que acabei conhecendo uma guria de Austin muito legal e outro cara aqui de Lubbock; no final do jogo já peguei o telefone deles e ficamos de marcar outra partida). O pessoal é mujito abreto e não tem tanta malícia.
Essa semana também foi a semana de orientação para os alunos internacionais e início das aulas. A turma internacional é bem joia, tem 3 franceses (Kevin, Sebastian e Arthur), 2 alemães (Anselm e Baris), 2 noroeguesas (Silja e Synnove), 3 brasileiros (Aline, Karen e eu), 5 chineses e uma coreana (que infelizmente não lembro os nomes, até por que o pessoal não se mistura miuto, ficam mais entre eles mesmo). Na orientação recebemos muitas dicas úteis para esse tempo que vamos passar por aqui, como particularidades do ensino americano, diferenças culturais, comportamento, costumes e muito mais. Entramos em contato com estudantes americanos que já fizeram intercâmbio e esses nos comentaram as principais diferenças entre os países em que moraram com os EUA. A turma também é bem festeira, temos aproveitado bastante.



O primeiro dia de aula fui bom também. A única dificuldade que tive até agora foram as unidades e conversões (galões, libras, onças, polegadas, jardas...), mas acho que logo pego o jeito. Outra aula que tive foi de economia e negócios de fazendas. O professor muito legal e sempre se mostrando interessado em ajudar. Uma coisa que vai ser interessante esses semestre vai ser comparação entre sistemas nossos ai do Brasil com os sistemas deles. A aula de economia tem aproximadamente 35 alunos, a de irrigação (a primeira que eu tive) uns 20. São poucos alunos nessas cadeiras mais próximas ao final do curso. As cadeiras básicas, como inglês por exemplo, variam de 150 a 400 estudantes. É muita gente! Ainda não tive aula de confinamento e nem de forrageiras (terça-feira). A cadeira de forrageiras eu achei que não ia fazer (por que só é ofertada na primavera aqui), mas como vou trabalhar com a Dr. Vivien Allen (professora e grande pesquisadora de forrageiras e integração lavoura pecuária, foi presidente da American Crop Society e é muito bem renomeada por aqui) ela me convidou para pegar uma cadeira de estudos especiais, que eles abrem para que estudemos quaisquer tópicos que o professor queira. Na aula iniciamente vai ser um aluno dela de PhD e eu, depois somente eu. Fiquei muito feliz pela oportunidade por que quanto mais eu estudar mais fundo vamos, não temos cronograma para cumprir, então é bastante à vontade. Acho que essa vai ser a melhor cadeira que vou poder ter aqui.
A faculdade é muito impressionante. Iniciando pelos professores, é uma das melhores faculdades aqui do Texas e uma das maiores dos EUA (em termos de área de campus). É realmente grande, dá até para ficar cansado de ir de uma ponta a outra (leva pelo menos 30 min andando). Mas para facilitar tudo eles tem ônibus dentro do campus a cada 6 minutos. A biblioteca tem 6 andares, algo como 10 milhões de volumes e uma infraestrutura de dar inveja. Mais de 300 computadores, 4 escaners especiais para livros, impressoras por tudo quanto é lado, mesas para esdudo e algo como 200 pessoas trabalhando, entre a parte de livros, eletrônica, multimidia e mais mil coisas que eles tem por lá. Possuem computadores de útima geração com inúmeros softwares para utilização em todas as áreas de ensino, laboratórios de midia visual e audio, mini estúdios, coleção de jornais, artigos, mapas, documentos do governo e tudo mais. É impressionante o que os alunos (agora incluindo eu) tem acesso! Eles tem câmeras de foto e vídeo profissionais para retirada, só precisa apresentar a carteira da universidade e pegar.
Uma coisa que me chamou muito a atenção é a paixão e o orgulho que o pessoal tem pela universidade. Muita gente usa camisetas, bonés, mochilas e tudo mais da universidade. O assunto que mais se fala por agora é o início da temporada de Football (americano). Dizem que é um evento memorável (estou louco para que chegem esses jogos para ver como é), junta muita gente e o pessoal é fanático pelo College Football.



Ainda falando de esporte, é impressionante a atenção que os americanos dão para o esporte. Tem muita quadra, cancha e área de práticas esportivas, não só na Tech, mas espalhado por toda a cidade. Todas as praças tem alguma quadra de tenis, voley ou basquete. O centro esportivo da universidade é idescritível! Tem muita coisa e tudo de fácil acesso aos estudantes. Eles oferecem bolas, raquetes, esquis, bicicletas... tudo que precisa para esporte. Tem algo como 2 piscinas de natação, umas 2 para esportes acuáticos como polo e volei, uma pioscina com correnteza, que tu ficas girando na volta do complexo acuático, áreas para banho de sol (com e sem água) e muito mais. Quadras de basquete, academias (esteiras, biscicletas e peso) não deu para contar (tem muito mesmo). Tem racketball (ainda não sei o que é, só sei que tem como 10 quadras), parede para escalada, pista interna para correr... bom, devo ter citado pelo menos metade das coisas que eles tem no Rec Center (recriation center).

Bueno, já ando me extendendo de mais por hoje. Assim que tiver mais notícias coloco aqui! Um grande abraço a todos e obrigado pelo carinho de virem aqui no blog, terem paciência de ler e comentar.
Saludos!

3 comentários:

  1. E ai loco véio! Como vai o amigo??? Muito legal a faculdade. Pelas fotos se entende pq os EUA são uma grande potência nos esportes. Então já preparou aquele churrasco para impressionar os americanos? hehehehehe abraço e estamos sentindo falta de vcs!

    ResponderExcluir
  2. Como é bom poder acompanhar tuas andanças por ai, em Inglês ou Português. Ficamos muito contentes em saber que estas aproveitando tanto.Bjs Tia Tina

    ResponderExcluir
  3. Gostei de saber que estas aproveitando esta oportunidade de estudar fora de nosso país.Vai firme...
    Dra Viviam é muito amiga do Dr Gersy Marasquin.
    Ele falou para procurares Jerry Stuth, Tex Adm.
    Expointer esta muito bonita
    Pessoal do Jersey manda saludos
    bj
    am

    ResponderExcluir