Continuando…
Muito bom foi termos escolhido ir até Hays pois no outro dia acordamos e tinha nevado um pouco, tava um frio de renguear cusco e um vento de congelar até pensamento. Achamos que a estrada ia estar um pouco difícil (e acertamos) mas mesmo assim decidimos continuar a viagem, até por que era véspera de Natal e queriamos chegar a Denver até a noite. Bom… assim que pegamos a estrada deu para ver por que haviam poucos carros trafegando. Não conseguiamos passar de 30 milhas por hora por que não tinha estabilidae (muito gelo na pista e o carro não parava). O vento era tão forte que trazia neve do campo para a pista, parecia um colchão de neve que se formava. Isso dificultava mais ainda por que não conseguiamos ver onde tinha gelo. Mas nos, gurizada gauchona, seguimos viagem. E sem medo! Isso até cruzarmos por uma camionete capotada no valo entre as pistas, logo depois um monte de carros parados por que sairam da pista ou rodando… ai sim a coisa começou a ficar um pouco mais, digamos, “tensa”. Mas ainda assim seguimos viagem. Felizmente depois de umas 2 horas andando só no gelo começamos a pegar um pouco de pista limpa. Ai foi um abraço! Bom… West Kansas e East Colorado tem muito é campo só… não paramos na estrada até chegarmos em Denver.
Ah!! A chegada em Denver é espetacular! Difícil é descrever a cidade ali na nossa frente e logo após as Montanhas Rochosas, como se pudessemos dar dois passos e chegar lá… Mas ali estavam: imponentes e belas ao nosso ver. Já imaginamos o próximo dia quando iriamos subí-las para esquiar. Chegando em Denver demos somente uma rápida volta pelo centro, mostrei ao Rodrigo alguns lugares que eu gosto de ir, e rumamos para a casa da Tonya, amiga minha de Iowa que mora no Colorado já fazem alguns anos. Com ela que passamos os próximos dias da viagem. Na véspera de Natal não fizemos nada de mais, só saímos para tomar uma cerveja. Combinamos de fazer uma janta no outro dia.
Programa para o dia de Natal: ir para Keystone esquiar!! Até agora ponto auge da viagem! Muito aguardado! Bom… antes de contar do dia só vou colocar alguns dados: Keystone fica nas rochosas a tava a sensação térmica era de - 31 ºC. Isso no pé da montanhauma hora de Denver. Na saída o carro estava com um pouco de neve, tinham prometido 7 polegadas mas deu menos. Temperatura na subida da “serra” era de - 15 a - 20 ºC, mas o ventinho que ! Pra ajudar um pouco mais o dia estava muito nublado, sem sol para esquentar-nos um pouco e sem vizibilidade. A subida que era para demorar uma hora demorou uma hora e meia ou mais por causa do gelo na estrada. Chegando lá nos equipamos e quando fomos pegar os eskis do Rodrigo, alguém os tinha pego enganado. Ficamos esperando e depois tivemos que trocar (somente alguns percausos no caminho, mas a vida é bela e vamos tocando adiante). Bom… finalmente subimos! Me pergunta o Rodrigo se a rampa que iamos era muito difícil por que ele tava sem prática de esquiar. Ai eu disse para ele “tche… acho que não é das piores, mas qualquer coisa te atira!”. Esse loco acho que me chingou até à segunda geração. Chegamos na rampa e tava tranquilo, bem de bem, até a metade, quando de repente o chão some e parece que o mundo se vem abaixo! Não que eu seja dos mais vaqueanos com o snowboard, mas como já tinha dado uma praticada uns dias antes em Park City, UT, tava achando bem lindo aquilo, mas o Rodrigo veio não gostou muito da escolha da baixada. No dia que fomos tinham 52 das 120 pistas abertas.
A primeira foi mais difícil baixada, já a segunda mais tranquila. E ai fomos pegando um pouco de prática. Eu já andava bem confiante, alto do chão e “custurando” na volta dos guris. Inventei de fazer um vídeo do Rodrigo esquiando… mas porque?! Bueno… começou loco de bem até que dali a pouco fui parar e tomei um pealo veio de cinema! Literalmente, pois ficou registrado no vídeo!! O dia tava tão bueno que dali a pouco arrebentou o ziper da minha jaqueta e tive que atracar de jaqueta aberta mesmo… ai sim esfriou! Mas foi bem lindo! Baita Natal que tivemos. Pena que o dia estava feio e não se via muito ao longe. Memorável!
Voltando a Denver só queriamos saber de um banho quente. Iniciamos a janta de Natal e o Fagner e o Darkson, que também andavam por Denver, foram para lá jantar conosco. Coitada da Tonya, tendo que aguentar uma penca de Brasileiros na casa dela. Gracias guria, por tudo!
No outro dia, 26 de Dezembro, que marcava neve e dia feio (por isso que escolhemos subir as montanhas no 25), tava um rico dia de sol. Ficamos meio parados pela manhã para descansar. Perto do meio dia fomos (o Rodrigo e eu) dar uma volta pela cidade (mas antes tivemos que trocar a bateria do carro que se foi…). Tiramos algumas fotos no State Capitol e depois fomos ao Denver Art Museum. Bah! Tinha uma exposição de um artista americano no início do século XX que retratava a vida na região que se chama Charles Russel. Muito bom mesmo os quadros dele. De novo chamou-nos a atenção da similaridade do cowboy e do gaúcho. Muito bom o museu. Outra coisa que vimos foi que pagamos a entrada mas não havia ninguém para cobrar o tiquet, mas todos faziam o mesmo, compravam antes de entra. Além disso havia bastante gente no museu, e de todas as idade. A socidade aqui é bem respeitosa e dá muito valor à cultura (segundo um amigo meu do Novo México algo que está em decadência). Depois do museu fomos ao super compra ingredientes para uma feijoada (prato da janta). Tava bem bom! De noite fomos dar uma volta pelos bares do centro da cidade e escutar boa música.
Domingo, dia 27, fomos a uma cidade que me encanta muito: “Colorado Springs”. É uma cidade muito charmosa ao pé da montanha. Ficamos imaginando ter uma casa por alí e poder todos os dias de manhã cedo tomar um mate na sacada olhando para as montanhas… não é pouca coisa em! Fomos a mais um lugar de tirar o fôlego: Garden of the Gods. Muito lindo mesmo!! Vários tipos de formações rochosas moldadas pelos dedos dos anos com as ferramentas de ventos e águas. São diferentes categorias de rochas que erupiram devido à formação das Montanhas Rochosas. É encantador o lugar. Na saída de lá fomos passando por algumas vilas antigas muito bonitas também. Na volta para Denver passamos pelos Outlets e depois fomos pegar os tiquets para o jogo de Basquete dos Nuggets (Denver) e Mavericks (Dallas). Muito legal o jogo também, melhor ainda que os Mavericks ganharam!! Não fizemos muito mais nesse dia pois tinhamos planos de sair de Denver antes de raiar o sol no outro dia.
Assim vamos…
Nenhum comentário:
Postar um comentário