"Alma, vida e poesia, tempo e pessoas queridas! Jornadas de tantos suores e de tantas alegrias!"

Caros amigos!

Bem vindos ao meu fogão virtual. Aqui vou manter atualizado sobre minhas andanças, fotos e trabalhos novos que venho escrevendo. Convido todos a participar, deixar recados e mandarem e-mails se quiserem!

Um grande abraço a todos e boa viagem por entre essas linhas...

domingo, 6 de dezembro de 2015

FarmFair International, Edmonton, Canada

  Neste último mês, tive o imenso prazer de acompanhar dois jovens, dedicados produtores rurais de Alegrete e Santana do Livramento em uma jornada em terras Canadenses. Junto com a Carolina e o Eduardo Osório, da Casa Branca Agropecuária e da Cabanha Paipasso, respectivamente, participamos da FarmFair International (FFI), uma das mais importantes feiras de gado de corte do Canadá, e tivemos a oportunidade de visitar diversas fazendas nos arredores da cidade de Edmonton, na província de Alberta. Esta visita foi parte de um programa para visitantes internacionais da FFI, que aconteceu entre 9 e 14 de novembro de 2015.  

Farmfair International

Foto Laura Bodell

  Com o intuito de atrair produtores de outros países para divulgar a genética canadense, a Northlands, organizadora da FFI, criou um programa de fomento “inbound buyers”, que reembolsa metade dos gastos de viagem até um total de $1500 CND, financiado pelo Conselho Canadense de Criadores de Gado de Corte (CBBC – Canadian Beef Breeders Council) e por diversas empresas do setor interessadas em estabelecer comércio internacional. Além de divulgar a genética local, este programa propicia o intercâmbio com diversos produtores de todos os cantos do mundo, o que é muito produtivo em termos de conhecimento e contatos. Este ano tivemos produtores, da Austrália, México, Estados Unidos, Finlândia, Escócia, Cazaquistão, Turquia e Portugal, entre outros. Eram ao todo 150 representantes de 29 países.


Com Rach Wheeler e Nacho Gomez, foto Stacy Felkar

Grupo de produtores internacionais e Canadenses, foto Stacy Felkar

  Durante a nossa estada, visitamos diversas propriedades onde além da genética tivemos a oportunidade de conhecer o sistema de produção. Algumas das propriedades que visitamos foram: 

Lote de vacas da Glesbar Angus. A propriedade fará um leilão de liquidação em 17 de dezembro 2015, 

 Foto Marcelo Wallau, Glesbar Angus

Foto Marcelo Wallau, Chittack Farms

Estas novilhas da KBJ Round Farms abaixo tem ao redor de 9 meses e 400 kg, prontas para entrar em um programa de coleta de embriões pela Amity Ag-entreprise,

Foto Carolina e Eduardo Osório, KBJ Round Farms

   Lote de vacas a campo na Northline Angus, uma das mais premiadas cabanhas de Alberta. Em geral o gado fica até as primeiras neves mais fortes na pastagem, depois os trazem para perto da sede para facilitar a distribuição de comida (em geral feno de alfafa e cevada/centeio/aveia e silagem de cevada e aveia, para algumas categorias suplementam com ração). Os animais nunca são estabulados, mas tem abrigos com bastante alimento e cama. Na época de parição, em dias muito frios (-40 graus) os animias que pariram recentemente ou estão por parir ficam dentro de um galpão. Isto mostra um pouco da rusticidade deste gado.



Foto Carolina e Eduardo Osório, Northline Angus

  A genética do gado de corte canadense é de alta qualidade, basta ver na página do AngusBreeder.net (ou no Facebook), e não somente os animais representando o Canadá mas como a quantidade de animais em outros países que são de origem dos criatórios canadenses. Recentemente, no World Angus Secreatriat, no México, ambos campeões macho e fêmea eram de origem canadense (Miller Wilson e Kodiak Ranch).


  Diversas oportunidades de negócio surgem, e amizades se criam. Fomos todos extremamente bem recebidos pelos canadenses, que apesar do frio são muito calorosos na hospitalidade. Se quiserem saber mais sobre o programa, entrem em contato comigo em mowallau@yahoo.com e podemos programar uma visita para o próximo ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário