"Alma, vida e poesia, tempo e pessoas queridas! Jornadas de tantos suores e de tantas alegrias!"

Caros amigos!

Bem vindos ao meu fogão virtual. Aqui vou manter atualizado sobre minhas andanças, fotos e trabalhos novos que venho escrevendo. Convido todos a participar, deixar recados e mandarem e-mails se quiserem!

Um grande abraço a todos e boa viagem por entre essas linhas...

domingo, 8 de agosto de 2010

Trip East Coast - final

Terça-feira, dia 25 de maio, pegamos a estrada rumo a Ithaca, NY, onde fica a Cornell University, mais uma das famosas em agronomia. Lá nos esperava a dona Ruth Pond, mãe do Dr. Pond, que nos acolheu pelos dois dias que passasmos em Ithaca. Chegando por lá fomos direto à casa da Dona Ruth e depois de conversarmos um pouco com ela fomos dar uma volta na Universidade. Cornell é muito linda, no alto de umas coxilhas e com um grande lago logo abaixo e prédios antigos por todos os lados (não como os de Hardvard e Yale, mas muito bonitos também).
Na quarta-feira eu tinha uma visita agendada com o Mr. Benson, contato passado pelo Dr. Cherney, que nos levou para visitar a propriedade de leite do irmão, que trabalha no sistema orgânico. Uma boa estratégia de mercado, pois se paga $10.oo a mais por cwt (100 libras) de leite. No momento os preços do leite no mercado a granel nos US não são dos melhores para o produtor, o que tem incentivado muitos a deixarem de produzir e mudar ou variar de atividade. Um dos aspectos que mais ficam marcados em uma viagem são as pessoas que conhecemos por onde andamos. A Dona Ruth não foge à essa regra. Uma senhora muito legal e hospitaleira, que nos recebeu muito bem em sua casa (onde antigamente tinha um Bed and Breakfast), nos contou muitas histías sobre a Noroega (de onde seus pais vieram), Europa, Colômbia (onde moraram por 2 anos) e Estados Unidos. Foi um prazer enorme poder tê-la conhecido. Saímos de Ithaca na quinta-feira, dia 27 de maio, de manhã e pegamos o nosso para Ilinois. Nosso destino do dia era chegar o quanto mais perto de Chicago possível. Passamos por belas paisagens no interior do estado de Nova York e depois Pensilvania. No mesmo dia passamos por Cleveland, onde apenas dispendemos algumas horas para passear pela cidade, e posamos por perto de Toledo.

Na sexta-feira chegamos perto de Chicago e passamos o dia fazendo compras em um outlet. Posamos em uma pequena cidade na beira do lago Michigan, quase na fronteira de Illinois e Wisconsin. No sábado pegamos o rumo, por algumas estradas internas, para Madison, capital do Wisconsin. Nos tomou um pouco mais de tempo mas valeu a pena pelas paisagens do interior do  “Dairy country” dos Estados Unidos. Em Madison passeamos pelo centro, capitol, vimos uma feira de fazendeiros e a University of Wisconsin, uma das mais importantes em agronomia nos US e pioneira dos programas de pós-graduação da agronomia da UFRGS e de conservação de solos no RS.  De Madison tocamos para Milwaukee, outra cidade na beira do lago Michigan, onde passeamos pela cidade e pelo porto. Uma cidade bem linda a beira do lago e com bela arquitetura. A noite passamos na estrada rumo a Chicago. Passamos o domingo em Chicago, que nos surpreendeu pela beleza. Uma cidade grande mas com ares de “cidade de praia” pois tabém fica na beira do lago, tem porto e muitas alternativas culturais. Pegamos um belo dia e conseguimos aproveitar bem. De Chicago fomos para Urbana, onde passamos a noite. No dia seguinte fisemos uma visita à University of Illinois, onde fica o primeiro campo experimental dos Estados Unidos. Destino do dia foi Saint Louis.

Como já estavamos na estrada a uns 25 dias e o cansaço pegando, infelizmente não fizemos muito em Saint Louis, só passear pelas margens do Mississippi River, ver o “Gate to the west”, um enorme arco que fica nas margens do rio, e alguns pontos turísticos da cidade. Terça-feira, dia primeiro de junho, tempo passando muito rápido e a viagem perto do fim. Decidimos tocar de volta para casa, pegamos o rumo direto para Oklahoma City (chegamos no fianal da tarde) e demos só uma volta para conhecer a cidade antes de seguir na estrada. Infelizmente a cidade estava vazia, talvez pelo calor que era bastante forte, mas podemos conhecer o centro, brick town e stockyards.

Quarta-feira, dia 2 de junho, último dia de viagem, já estavamos perto da fronteira de Oklahoma e Texas. Pegamos a estrada e paramos em uma cidadezinha chamada Matador, TX, onde fomos conhecer o Mr. Moore, um famoso cuteleiro do Texas. Lá tivemos a chance de ver umas das melhores facas feitas no estado, isso dito por vários amigos. De Matador até Lubbock foi rápido, aroveitamos para rever os fatos da veagem e as possoas que tivemos a cance de conhecer. Foi muito joia! Eu consegui realizar mais um sonho, que era cruzar os US de East to West.

Resumo da viagem: 28 dias, 6000 milhas (9600 km), infindas histórias para contar! Meu amigo Gustavo, gracias pela parceria, e que indiada em tche!

Depois de ter conhecido Harvard, Princeton, Yale, Cornell e tantas outras fico pensando comigo: “aqui cruzaram grandes mestres e nomes da história, será que seguirei os mesmos passos?” Se sim ou não não sei ainda, mas com certeza trabalharei para isso…